©  DESIGNA  2017
  • Proceedings


    Free Download at LABCOM.IFP/ARS

     

     

  • Convidados

     
    AIDAN ROWE
    _
    Associate Professor of Design Studies (Interactive New Media) at the University of Alberta, Canada. He holds degrees from the University of Alberta, University of Westminster and Goldsmiths College, University of London. He teaches design fundamentals, interactive media, design theory, and information design. His research, curatorial and practice interests are in design and education. Recent practice-based work explores human computer interaction, net.art, and information aesthetics. Written and pedagogic work revolves around understanding and improving design education in practical and theoretical forms. He has lectured and taught design in Canada, Japan, Korea, Germany, Hong Kong, France, and the UK.


    JOSÉ BÁRTOLO

    Professor Coordenador com Agregação em Design. Desenvolve atividade de docência, investigação e curadoria de design desde 1998. Doutorado em Ciências da Comunicação (2006) é Presidente do Conselho Científico da ESAD de Matosinhos e Professor Coordenador Convidado da ESAD.CR. É membro do painel de avaliação “Arquitectura, Design e Urbanismo” da FCT e integra a comissão de avaliação da A3ES. É Diretor da ESAD-IDEA Investigação em Design e Arte e investigador no CECL da Universidade Nova de Lisboa. É editor da revista Pli Arte & Design. Coordenou a Colecção Design Português publicada em 8 volumes em 2015


    HUGO CRUZ 
    _
    Co-fundador e Director Artístico da PELE_Espaço de Contacto Social e Cultural e Coordenador do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto (desde 2007). Foi Director Artístico do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. Co-Programador do MEXE_Encontro de Arte e Comunidade e do Ciclo de Teatro-Fórum. Membro da equipa do projecto de investigação “Práticas artísticas e performativas na Comunidade”, integrado no Grupo “Património Cultural Imaterial e Imaginários Culturais” do IELT (Universidade Nova de Lisboa). Professor no âmbito do "Teatro em Contexto" e Coordenador da Pós-Graduação “Teatro e Comunidade” na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Instituto Politécnico do Porto (desde 2009). Licenciado em Psicologia, pós-graduado em Teatro Social e Intervenção Sócio-Educativa na Universidade Ramon Llull, Barcelona (2005).


    JORGE DOS REIS
    _
    Master of Arts pelo Royal College of Art, Doutorado em Design de Comunicação pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes onde fundou e dirige o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas. Tem uma actividade dual enquanto projectista e artista: faz design gráfico e tipográfico desde 1996 em atelier próprio; expõe desenho e faz performance, realizando exposições individuais e participando em mostras colectivas.


    ALEXANDRA CRUCHINHO
    _

    Professora Adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Investigadora do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, desde 2007. Doutorada em Engenharia Têxtil, ramo Gestão e Design, pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho com Dissertação sobre o tema: Design – A construção contínua de competências. Concluiu com aprovação por unanimidade, em Dezembro de 2009 Desenvolve Investigação de pós-doutoramento na área da Produção de Moda.



    DANIEL RAPOSO
    _

    Designer de Comunicação e Professor de Design na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde desenvolve investigação de Pós-Doutoramento enquanto membro do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design; mestre em Design pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código”; licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Ramo Design Gráfico e Publicidade pelo Politécnico de Portalegre. Integra o conselho científico de diversas revistas e congressos internacionais. Em conjunto com Joan Costa, coordena a coleção “Design, Comunicação e Publicidade” da Dinalivro Edições. É autor de livros e artigos sobre Design de Identidade Visual e Imagem Corporativa, bem como sobre tipografia.



    PEDRO SEIXO RODRIGUES

    _

    Arquitecto pela Universidade Lusíada de Lisboa e fotógrafo freelancer. Interessado na reabilitação de centros históricos, trabalhou no Gabinete Técnico Local, responsável pelo plano de pormenor do centro histórico da Covilhã. Actualmente trabalha na SRARQ - Seixo Rodrigues Arquitectos.No âmbito da fotografia, frequentou em 2010-11 o curso Kmaster, do colectivo Kameraphoto. Desde 1992 tem documentado a street-art em Lisboa, Barcelona, Bristol, Berlim, Estocolomo, Buenos Aires e Paris. As suas fotografias foram publicadas em diversas edições on-line e em catálogos de exposições, nomeadamente “Underdogs”, da Galeria Vera Cortês (Lisboa) e “Tour Paris 13”, da Galeria Itinerrance (Paris). Desde 2011 faz parte da equipa organizadora do WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã.

     

     

  • Apresentação



    O termo “Identidade” reporta ao carácter, ao conjunto de características e atributos que tornam as coisas simultaneamente reconhecíveis e singulares. No campo do Design, o conceito de identidade é frequentemente usado no contexto da diferenciação visual ou material de marcas, bens ou serviços, assumindo conotações mais extensas no plano cultural. 

    É precisamente nesse plano que se situam as grandes exposições universais ou outro tipo de mostras de produtos representativos da capacidade produtiva de determinados sectores, comunidades ou países. As políticas públicas de design estabelecem-se frequentemente neste plano da expressão da identidade cultural nacional ou no modo como as suas diversas variáveis, incluindo a da inovação, se revestem de um pragmático interesse concorrencial.

    A identidade está intimamente ligada à cultura e à memória. No campo antropológico da cultura, aproxima-se da capacidade de representar, deslocando-se do fixo reconhecimento da tradição para a necessária fenomenologia da experiência. O Design decorre das características identitárias mas também responde a novas inquietudes das pessoas, proporcionando-lhes um certo reconhecimento no mundo contemporâneo.

    A identidade é um devir, um processo em contínua construção que se exterioriza e formaliza através da criação, seja ela mais original ou estereotipada. Paralelamente ao escopo da perpetuação, a Arte ajuda a desvelar identidades ocultas, muitas vezes celebrando-as e coadjuvando na assunção de centralidades outrora esquecidas. Tal acontece com o desempenho simbólico dos sistemas de representação visual, com a recuperação ou adequação de matrizes formais, estilísticas, tipográficas ou tectónicas, com as bases tipológicas dos produtos industriais ou mesmo nas distintas classes e propósitos do entorno material e edificado.

    Enquanto cosmogonia, a reflexão sobre a identidade permite enquadrar e confrontar distintos modos de ver e de fazer, num fluxo necessariamente complexo e controverso. Os modernos modos de entretenimento e alienação tem sido determinantes neste processo. O consumo de bens e serviços depende muito da interacção com os media, os videojogos e outros meios massificados de excitação visual aprofundam os fenómenos de empatia e de popularidade que convidam as comunidades a identificarem-se com determinadas narrativas e a desenvolverem modos de reacção padronizados. 

    Não obstante tal padronização, a cultura de consumo e do espectáculo também permite responder à necessidade de afirmação individual, determinante na vida contemporânea, caracterizada pelo constante desenvolvimento de sínteses entre aspectos aparentemente contraditórios, como por exemplo o global que coexiste, com inúmeras variações de grau, com manifestações de cariz local ou circunscrito. 

    Quando tomados por identidades fixas, os padrões de cultura  são susceptíveis de promover a intolerância, razão pela qual assumimos a Identidade como objecto de investigação prioritário. Pela conjugação que opera entre os mitos e as mais prosaicas representações, o pensamento sobre a “identidade” pode enquadrar os espectros da vanguarda nos potenciais paradoxos que a afirmação cultural e económica dos cidadãos e dos povos comporta.

    A reflexão sobre estas dinâmicas está condicionada pelo contexto, linguagem e simbólica, cujos conceitos e estruturas importa compreender. Tal pergunta pela identidade enquadra o debate que propomos nesta 5ª edição da DESIGNA.

     

     

  • Chamada / Artigos


    A DESIGNA 2015 convida à submissão de propostas de comunicações inéditas com pendor seminal sobre o tema genérico da relação entre o Design e a Identidade, a enquadrar nos seguintes painéis temáticos:
    1. Comunicação    
    2. Multimédia   
    3. Produto   
    4. Moda  
    5. Teoria  
    6. Ensino

    Resumo (.rtf, .doc ou .odt)

    O resumo das propostas de comunicação, até um máximo de 2000 caracteres (espaços incluídos), redigido em português, inglês ou castelhano, deve incluir título, tema e relevância do mesmo, hipótese ou questão que se pretende explorar, quadro conceptual e metodológico, resultados previstos e até 5 palavras-chave.


    Submissão do Resumo

    O resumo deve ser submetido eletronicamente, até 20 de julho de 2015, através da plataforma de submissões da página da DESIGNA (www.designa.ubi.pt), que lhe atribuirá automaticamente um código de identificação, a fim de ser distribuído a três revisores científicos sob garantia de anonimato. 


    Arbitragem

    A comissão de revisores analisará os resumos, no âmbito de um processo de revisão cega, selecionando aqueles que demonstrem relevância, originalidade e adequação ao tema e propósitos da conferência. Excluirá as propostas que não satisfaçam estes critérios.

    Notificação 
    Os autores cuja proposta de comunicação seja selecionada serão notificados da aceitação até 31 de julho de 2015. 

    Submissão do Artigo Completo 
    A versão integral do texto da comunicação deverá ser enviada à organização até ao dia 30 de setembro de 2015, segundo as normas constantes na página da conferência. O incumprimento deste prazo implicará a exclusão do artigo da publicação final do livro de atas (proceedings) do evento.


    Poster

    Às propostas que não forem selecionadas para integrar os painéis no formato de comunicação oral, mas que ainda assim se considere que cumprem os critérios mínimos de arbitragem indicados, será dada a possibilidade de integrarem o programa da conferência no formato de poster. A data de submissão é a mesma indicada para o envio dos artigos completos. 


    Idiomas de trabalho

    Português, Inglês e Castelhano


    Notas

    1. A data limite para submissão de propostas de comunicação não será prorrogada.

    2. A publicação (em suporte de papel ou digital) do livro de atas/proceedings não implica o pagamento de qualquer taxa adicional, além do valor de inscrição na conferência.

    3. O envio das comunicações pressupõe a cedência tácita dos direitos de publicação à Universidade da Beira Interior.

    4. A obtenção da autorização de publicação das imagens integradas nos artigos é da responsabilidade dos autores.

     

     

  • Chamada / Projectos



    A organização da DESIGNA 2015 convida à apresentação de projectos e ideias sobre Identidade, a enquadrar nos seguintes painéis:

     

    1. Comunicação

    2. Multimédia

    3.Produto

    4. Moda

    5. Teoria

    6. Ensino


    Esperam-se propostas pluridisciplinares de artistas, designers, arquitectos, estudantes ou outros agentes criativos, que explorem de forma inovadora e original a temática da conferência sob a forma de projectos, portfolios, performances, produtos ou ideias.


    NORMAS

     

    Submissão

    As propostas devem ser submetidas por e-mail (designa.na.ubi@gmail.com) até 10 de Novembro, integrando uma breve memória descritiva e visual com referência aos moldes de apresentação.


    Critérios de selecção

    A Comissão Científica apreciará todas as propostas em função da relevância, originalidade e adequação ao tema e propósitos da conferência.


    Idiomas de trabalho

    Português, Inglês e Castelhano


    Apresentação

    A exibição destes projectos decorrerá na sala principal da conferência ou em sessão paralela na Sala dos Arcos. Tratando-se de uma projecção visual não deve exceder os 10 minutos. Se consistir numa apresentação ou exposição em suporte material, deve ser apresentada em módulos ou painéis de formato A1. As performances e casos especiais serão analisados em função da sua especificidade.


    Notificação aos autores de projectos aceites

    Os autores de projectos aceites serão notificados até ao dia 15 de Novembro, devendo proceder à sua inscrição até ao dia 20.

     

     

  • Programa

    Programa + Book of Abstracts


    DESIGNA 2015- Conferência Internacional de Investigação em Design

    Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal 

    Auditório da Parada / Sala dos Conselhos


    NOVEMBRO, 26 – Quinta-feira

      9h00  Recepção e Registo (aberto em permanência)

      9h30  Abertura

    10h00  Keynote

    10h45  Pausa

    11h00  ENSINO / TEORIA

    12h30  Almoço (livre)

    14h00  Keynote

    14h30  COMUNICAÇÃO 1 / MODA 1

    16h30  Pausa

    18h30  COMUNICAÇÃO 2 / MODA 2

    19h30  Kaizer Ballet

    20h00  Jantar (livre)

     

    NOVEMBRO, 27 -  Sexta-feira

      9h00  Abertura e Registo (aberto em permanência)

      9h30  Keynote

    10h15  Pausa

    10h30  COMUNICAÇÃO 3 / PRODUTO 1

    12h30  Almoço (livre)

    14h00  Keynote

    14h30  MODA 3 / PRODUTO 2

    16h30  Pausa

    17h30  PROJECTOS– Showcase / MESA REDONDA

    19:00  Encerramento

     

     

  • Inscrição

    Para formalização da inscrição é necessário enviar o comprovativo de pagamento por email (designa.na.ubi@gmail.com), acompanhado dos seguintes elementos:

    1. Nome completo
    2. Instituição
    3. Profissão-Ocupação
    4. ID Comunicação ou Poster, se aplicável
    5. e-mail de contacto
    6. NIF (Nº de Identificação Fiscal) a constar do recibo
    7. Morada 
    8. Os estudantes devem anexar comprovativo de matrícula

    PAGAMENTO - Transferência bancária a favor de:  
    Universidade da Beira Interior   Banco: Santander
    NIB: 0018 0003 2322 0304 0208 9
    IBAN: PT50 0018 0003 2322 0304 0208 9
    SWIFT-CODE: TOTAPTPL

    Valor da inscrição geral: 80 euros
    Estudantes (1º, 2º e 3º ciclos): 40 euros

    Contacto para inscrição
    Catarina Moura (designa.na.ubi@gmail.com)

    AUTORES   
    Os autores de comunicação aceite, a apresentar oralmente ou em poster, têm necessariamente de efetuar o pagamento da taxa de inscrição correspondente, a qual os habilita a, entre outros: (1) Constar do programa oficial; (2) Receber a documentação de apoio; (3) Obter certificado de participação; e (4) Publicar o texto no livro de atas / proceedings da Conferência.

    ISENÇÕES   
    Estão isentos de pagamento da taxa de inscrição os membros da organização, das diversas comissões e os convidados.

    ESTUDANTES 
    A conferência é aberta aos alunos da UBI dos 1º, 2º e 3º ciclos, que podem assistir gratuitamente aos trabalhos dos diversos painéis. Os alunos que pretendam aceder à documentação e certificados terão necessariamente de efectuar a inscrição e pagar a correspondente taxa. Não obstante, os alunos que pretendam assistir à conferência sem pagamento de inscrição, têm que efectuar o registo nos dias da conferência.

    O valor da inscrição não inclui almoço nem jantar.

     

     

  • Comissões

    Comissão Científica
    Aidan Rowe . University of Alberta CA 
    Alastair Fuad-Luke . Aalto University Helsinki FI
    Alexandra Cruchinho . ESART I. Politécnico de Castelo Branco PT   
    Ana Leonor Madeira Rodrigues . FA Universidade de Lisboa PT   
    Anabela Gradim . FAL Universidade da Beira Interior PT
    Anna Calvera . FBA Universitat de Barcelona ES
    António Delgado . ESAD Instituto Politécnico de Leiria PT
    Cristina Azevedo Tavares . FBA Universidade de Lisboa PT
    Catarina Moura . FAL Universidade da Beira Interior PT 
    Carmen Bellido Márquez . FBA Universidad de Granada ES
    Daniel Raposo . ESART Instituto Politécnico de Castelo Branco PT 
    Denis Alves Coelho . FE Universidade da Beira Interior PT
    Elena González Miranda . FBA Universidad del País Vasco ES
    Emílio Távora Vilar . FBA Universidade de Lisboa PT   
    Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT 
    Heitor Alvelos . FBA Universidade do Porto PT
    Helena Barbosa . DCA Universidade de Aveiro PT
    Hélène Saule-Sorbé . FBA Université Bordeaux3 FR 
    Inmaculada Jiménez . FBA Universidad del País Vasco ES
    Jacek Krenz . FE Universidade da Beira Interior / UTGdansk PL
    João Paulo Queiroz . FBA Universidade de Lisboa PT
    João Sousa Cardoso . Universidade Lusófona do Porto PT
    Joaquim M. Paulo Serra . FAL Universidade da Beira Interior PT
    Jorge dos Reis . FBA Universidade de Lisboa PT
    Josu Rekalde Izagirre . FBA Universidad Del País Vasco/EHU ES
    Madalena Rocha Pereira . Universidade da Beira Interior PT
    Maria da Graça Guedes . Universidade do Minho PT
    Mário Bismarck . FBA Universidade do Porto PT
    Paulo Freire Almeida . EA Universidade do Minho PT
    Paulo Luís Almeida . FBA Universidade do Porto PT
    Raul Cunca . FBA Universidade de Lisboa PT
    Rita Salvado . FE Universidade da Beira Interior PT
    Rui Miguel . FE Universidade da Beira Interior PT
    Sheila Pontis . UCL University College London UK 
    Sílvia Barros de Held, Universidade de São Paulo BR
    Teresa Franqueira . DCA Universidade de Aveiro PT
    Urbano Sidoncha . FAL Universidade da Beira Interior PT  

    Coordenação Científica
    Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT 

    Comissão Executiva
    Catarina Moura . FAL Universidade da Beira Interior PT
    Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT 

     

     

  • Contactos

    Geral 
    designa.na.ubi@gmail.com

    Comissão Executiva   
    Catarina Moura . catarinamoura@gmail.com   
    Francisco Paiva . fpaiva@ubi.pt

    Secretariado
    Mércia Pires     +351  275242023  / ext. 1201
     
    UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR  
    Faculdade de Artes e Letras  
    Departamento de Comunicação e Artes

    LABCOM - Online Communication Lab 
    Rua Marquês D'Ávila e Bolama  
    6200-001 Covilhã - Portugal (Mapa)



    website / facebook 
    © DESIGNA 2015

     

     

  • Viagens e Alojamento

    Vindo de Lisboa e optando pelos transportes públicos, poderá chegar à Covilhã de comboio ou autocarro. A viagem demora cerca de 3h30 a 4h. Aqui ficam os links dos respectivos websites, para que possa consultar os horários disponíveis:

    Comboio: www.cp.pt
    Expresso: www.rede-expressos.pt

    Tendo o Porto como ponto de partida, o autocarro é o único transporte público que faz ligação à Covilhã. A distância é relativamente a mesma.


    Terá sempre a possibilidade de alugar um automóvel no aeroporto, caso esta opção lhe pareça mais conveniente. Partindo de Lisboa, o acesso à Covilhã é feito pelas autoestradas A1 e A23; vindo do Porto, pelas autoestradas A1, A25 e A23.


    No que concerne a alojamento, a Covilhã dispõe de várias opções, na sua maioria bastante económicas. Sendo uma cidade pequena e segura, a Universidade da Beira Interior é facilmente acessível a pé. Abaixo deixamos uma lista de hoteis, cuja escolha teve como critério a sua localização central e a proximidade do local da conferência:

    HOTEL SOLNEVE
    HOTEL COVILHÃ JARDIM
    COVILHÃ PARQUE HOTEL
    RESIDENCIAL SANTA EUFÉMIA
    HOTEL MELIÁ D. MARIA
    HOTEL TURISMO

    Os últimos dois (Meliá D. Maria e Hotel Turismo) não estão tão próximos, pelo que é possível que impliquem deslocação através de táxi ou autocarro. Os restantes encontram-se a uma distância de cerca de 10 a 15 minutos a pé do pólo principal da UBI.

     

     

  • Calendário

    01/06 - 24/07: chamada de artigos / resumos

    31/07: notificação aos autores

    30/09: data limite para envio do artigo completo

    31/10: data limite para inscrição dos autores com comunicação aceite

    01/11: divulgação do programa final

    26-27/11: DESIGNA 2015


    Apoio / Financiamento



     




     

     

  • Normas de Submissão

    1. RESUMO 
    O resumo alargado das propostas de comunicação, até um máximo de 2 000 caracteres (espaços incluídos), redigido em português, inglês ou castelhano, deve incluir título, tema e relevância do mesmo, hipótese ou questão que pretendem explorar, quadro conceptual e metodológico, resultados previstos (sempre que aplicável), referências bibliográficas e até 5 palavras-chave. O resumo deve ser submetido electronicamente, até 24 de Julho de 2015, através da plataforma de submissões do site da DESIGNA, que lhe atribuirá automaticamente um código de identificação, a fim de ser distribuído a dois revisores científicos, sob garantia de anonimato.

    2. ARTIGO COMPLETO   
    Uma vez aceite o resumo, o artigo completo correspondente à comunicação, a publicar nas atas / proceedings da conferência, deverá ser enviado à organização até 30 de Setembro de 2015, para o e-mail: designa.na.ubi@gmail.com, nos seguintes moldes: 
     
    2.1 TEXTO - Um único ficheiro de texto referenciado com o ID de submissão, em formato .rtf, .doc ou .odt (não se aceita .pdf) com a mínima formatação e o seguinte teor: 
     
    - ID de submissão / nº de registo; 
    - Título do artigo;     - Nome do(s) Autor(es); 
    - Categoria(s); 
    - Instituição; 
    - Contactos; 
    - Identificação do Painel; 
    - Abstract em Inglês (até 2 000 caracteres, espaços incluídos); 
    - Palavras-chave (máximo 5); 
    - Corpo do artigo/ Full paper (até 10 000 caracteres, espaços incluídos) em qualquer idioma de trabalho; 
    - Referências bibliográficas abreviadas no corpo do texto (AUTOR ano: página) e completas no final; 
    - Quaisquer notas aparecem no final e integram o cômputo de carateres; 
    - Legendas das imagens, indicando créditos, no final ou no local da respetiva inserção.

    2.2. IMAGENS - Devem ser enviadas em ficheiros separados (máximo 8) ou pasta autónoma, identificadas com o mesmo prefixo do texto (ID) e numeradas em série, por exemplo: ID57-01, ID57-02, ... 
     
    3. APRESENTAÇÃO ORAL  
    A comunicação oral na conferência (26 e 27 de novembro) terá a duração máxima de 15 minutos, e poderá ser proferida em português ou inglês. A apresentação gráfica a projectar deve ser redigida em inglês. O material gráfico e audiovisual pode ser enviado previamente (até ao dia 23 de novembro) ou reproduzido no momento a partir de uma pen-drive.

    4. POSTER  
    Os posters serão exibidos em formato multimédia (6 imagens .jpg) num espaço contíguo à conferência. As apresentações digitais serão temporizadas como diaporama (30 segundos por slide) e separadas por um interlúdio graficamente normalizado. O material a projectar deve ser enviado até ao dia 23 de novembro para o email: designa.na.ubi@gmail.com

    _
    NOTA - A publicação (em papel ou digital) não implica o pagamento de qualquer taxa adicional, além da taxa de inscrição na conferência. O envio destes elementos pressupõe a cedência tácita dos direitos de publicação à Universidade da Beira Interior, permanecendo a propriedade intelectual, para os devidos efeitos, dos autores. A autorização de publicação das imagens é da responsabilidade dos autores.

     

     

  • Submissão

    Authors:


    Review & Program Committees:


    Program Chair: