©  DESIGNA  2017
  • proceedings


    Free Download at LABCOM.IFP/ARS 

     

     

  • Notícias


    20141110 - Book of Abstracts + Programa
    20141101 - Programa final



    20140910 - Publicação do Programa provisório
    20140701 - Notificação dos autores dos resumos aceitos (51) 
    20140608 - Prorrogação do prazo para submissões até 15 de Junho  
    20140608 - Proceedings para download (pdf) em Livros LabCom



    20140331 - Lançamento do call for papers. 


     

     

  • Convidados



    PASCHALIS PASCHALIS
    Professor Associado do Departamento de Design e Multimédia da Universidade de Nicosia, no Chipre. Apresentou e publicou numerosos artigos em revistas e conferências internacionais sobre comunicação visual, design de interface, de usuário e multimédia. Trabalhou em projectos financiados pela União Europeia, UNOPS e Fundação para a Promoção de Investigação do Chipre. Integra várias comissões académicas e de revisão, tendo sido nomeado pela Agência de Garantia de Qualidade & Acreditação Grega como membro da equipa para a avaliação externa das universidades gregas. Pratica gestão de projectos, direcção de arte, e design gráfico e de interfaces, tendo mais de 20 anos de experiência profissional nesse campo. É professor do Ensino Superior desde 1998. Ocupa o cargo de Director do Departamento de Design e Multimédia.



    SARA BALONAS 
    Professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2013. Ensina nas áreas da Comunicação Estratégica e da Publicidade. O seu trabalho de investigação foca-se na reconfiguração da publicidade, compreendendo a sua função na sociedade para além do consumo e enquanto contributo para um melhor exercício de cidadania. As áreas de estudo incluem: publicidade na esfera social, publicidade comportamental, comunicação do terceiro setor, estratégias de responsabilidade social empresarial. Interessa-se ainda por: comunicação territorial, comunicação política e relação da comunicação com a religião. É fundadora da empresa Bmais Comunicação (2002) e do Be True (2010) – programa de atuação em responsabilidade social. É membro da direção de uma IPSS. É cronista no jornal Público. Foi embaixadora de empreendedorismo nomeada pela Comissão Europeia (2010-2013).




    JORGE DOS REIS
    Master of Arts pelo Royal College of Art, Doutorado em Design de Comunicação pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes onde fundou e dirige o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas. Tem uma actividade dual enquanto projectista e artista: faz design gráfico e tipográfico desde 1996 em atelier próprio; expõe desenho e faz performance, realizando exposições individuais e participando em mostras colectivas.




    ANA LEONOR M. MADEIRA RODRIGUES 
    Artista que expõe regularmente desde os anos 90. Como investigadora está interessada nos processos cognitivos do acto de desenhar e na sua especificidade como modo de comunicação não-verbal. Formou-se em Belas-Artes na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Entre 1989 e 1992 viveu em Berlim, onde se especializou em Estética e Comunicação Artística, na Hochschule der Kunst TU. Tem um doutoramento em Arquitectura (Comunicação Visual) e é Presidente do Departamento de Desenho e Comunicação Visual e Professora Associada na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.



    ALEXANDRA CRUCHINHO
    Professora Adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco desde 1999. Mestre em Teorias da Arte em 2002 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Doutora pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho na área da Engenharia Têxtil – Ramo de Gestão e Design. Investigadora do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Lecciona Unidades Curriculares na área do Design de Moda, Fotografia, Publicidade, Produção de Moda, Teoria e Prática do Design. Coordena a produção de desfiles de moda, bastidores e roullement de colecções de Designers de renome (Katty Xiomara, Maria Gambina, José António Tenente, Luís Buchinho, Nuno Gama, Alexandra Moura, Dino Alves, Filipe Faísca, Júlio Torcato, Ana Salazar, Miguel Gigante, Anabela Baldaque) e de algumas marcas (Kispo, Concreto, Dielmar, Macmoda, Lanidor). Realizou curso de Art Direction for fashion no Saint Martin´s College of Art and Design. 



    NOCA RAMOS 
    Durante a noite do dia 4 de Julho de 1975 decidi nascer para este mundo.
    Devia estar um bocado indeciso tanto que os médicos levaram alguns minutos a convencer-me, porque nasci morto.
    Morri mais vezes durante os 39 anos seguintes, mas também nasci outras tantas.
    Estudei os anos todos que era preciso para entrar para a universidade.
    Perdi-me e encontrei-me muitas vezes na faculdade de Arquitectura, mas um dia fartei-me de labirintos e decidi estudar Design na Universidade de Aveiro.
    Terminado o meu percurso académico nas universidades comecei a querer realmente aprender.
    Aprender coisas novas...
    Experimentar novas coisas...
    ...e principalmente estar sempre a desafiar-me com novos projectos que me obrigam a caminhar por caminhos desconhecidos.
    Brincadeiras feitas com o coração aberto e, grande parte das vezes, de olhos bem fechados.
    Foi assim, quase por acidente, que aqui cheguei. 



    ANA MESTRE 
    She graduated from Industrial Design at IADE – the Institute of Visual Arts and Design (Lisbon) in 2001, and obtained a Master of Science degree in Renewable Technologies from the New University of Lisbon in 2005. Ana started her professional career in 2001 as an eco-design researcher at the Portuguese National Institute of Technology and Innovation (INETI). In 2004, she was invited to be an Assistant Professor in the field of Design and Sustainability at the IADE (Lisbon). In the same year, she became the founding director of SUSDESIGN – Design for Sustainability Studio, Consultancy, Education, and Research, based in Lisbon. Since 2006, “Cork Design” has been Ana’s primary research subject, and she is the creator and director of “Design Cork for Future, Innovation, and Sustainability” (also the title of her first cork book), the first internationally applied design research initiative for cork innovation. In 2009, while developing her PhD studies at the Delft University of Technology, under the subject of “Cork Design” she become founder, design director, and resident product designer of the CORQUE DESIGN Brand. As a professional designer, Ana presented her work in several international initiatives and exhibitions around the World (Lisbon, London, Berlin, Milan, Porto, Helsinki, New York, Los Angeles, Shanghai, Tokyo, Hong-Kong, Rio de Janeiro, and São Paulo are some examples). 2011 was the starting year for SUSVISION – the first formal academic and professional network for “Sustainable Design” within the “Lusophony” (Portuguese-speaking) context, focusing on the specific socio-cultural and economical aspects of the Portuguese Speaking Countries, and using design as a “strategic innovation approach” in international collaborative projects. She is presently the Portuguese Coordinator for REGIO-CRAFTS – Regional Cooperation for Crafts Development, of the INTERREG European Commission initiative.  Ana has recently published in the “Journal of Cleaner Production”, the “Journal of Design Research”, and the “Pages of Art & Design Journal”, amongst other previous participations including the “Design Research Society” conferences and publications.

     

     

  • Apresentação

    O tema inspirador da 4ª edição da DESIGNA consiste na relação do Design com o Desejo. 

    A questão do Desejo surge nas políticas públicas dedicadas às artes e à indústria de forma explícita na sequência da necessidade de reagir à concorrência de produtos estrangeiros mais apetecíveis aos consumidores. A diversidade da oferta de distintos produtos para a mesma função acrescenta à qualidade intrínseca dos objectos a necessidade de distinção e de persuasão em parâmetros como sentido de pertença, poder de compra, grupo social, género e expectativa simbólica.  
     
    A sujeição ao Desejo é uma tendência pragmática e inexorável das dinâmicas capitalistas, em que se disputa a margem da liberdade de escolha e a expressão da individualidade. Sob a óptica do Desejo, o Design vincula-se à comunicação e mediação, numa espécie de metafísica do concreto em que a capacidade de criar, promover, consumir e usar bens e serviços tende a recentrar a experiência estética.

    O apelo à imaginação, quando não ao prazer, perpassa todos os domínios do Design. Paradoxalmente, tais apelos almejam uma posição de lealdade e de vinculação, a que nem as plataformas electrónicas e os novos meios escapam. O Desejo e a imaginação funcionam como processos elaborados de predicação que revelam o substracto cultural, a partir de um sem-número de narrativas e de ficções, fontes de aprendizagem e de partilha de conhecimento. 
     
    Tal cosmogonia, associada a um certo epicurismo da vida contemporânea, é passível de questionar as humanidades, mas também as vertentes mais tecnológicas do Design, trazendo pontos de vista cruzados sobre a prática e a teoria do Design, mas também sobre a moral cívica e as políticas do corpo. 
     
    É precisamente para compreender a relevância e em que medida se projecta, programa e constitui o Desejo no Design que esta edição da DESIGNA convida a apresentação de comunicações.




     

     

  • Book of Abstracts


    Programa + Book of Abstracts

     

     

  • Programa

    v. 2014.11.01 baixar Programa completo

    20 NOVEMBRO, Quinta-feira - Anfiteatro das Sessões Solenes UBI

      9:00  Recepção e Registo

    10:00  ABERTURA     

    11:00  Keynote Speaker     

    12:30  Almoço (livre) 

    14:00  Painel 1 - COMUNICAÇÃO

    16:45  Coffee-Break      

    17:00  Painel 2 - MULTIMEDIA  

    18:30  Mesa Redonda  

    20:00  Jantar/ Dinner (livre)


    21 NOVEMBRO, Sexta-feira,  Anfiteatro das Sessões Solenes UBI

      9:00  Abertura / Opening

      9:00  Keynote Speaker

      9:30  Painel 3 - PRODUTO

    11:00  Coffee-break

    11:15  Painel 4 - MODA (Anfiteatro 2.12)

    13:00  Almoço (livre)

    14:30  Keynote Speaker

    15:00  Painel 5 - TEORIA    

    16:45  Coffee-break      

    17:00  Painel 6 - ENSINO  

    18:00  Showcase - Projectos / ideias

    19:00  Encerramento

     

     

  • Chamada de Artigos

    (Fechado)


    A organização da DESIGNA convida à apresentação de propostas de comunicações inéditas com pendor seminal sobre o tema genérico da relação entre o Design e o Desejo, a enquadrar nos seguintes painéis temáticos:


         1. Comunicação   
         2. Multimédia   
         3. Produto   
         4. Moda  
         5. Teoria  
         6. Ensino
     

    Resumo (.rtf, .doc ou .odt)
    O resumo das propostas de comunicação, até um máximo de 1000 palavras, redigido em português, inglês ou castelhano, deve incluir título, tema e relevância do mesmo, hipótese ou questão que pretendem explorar, quadro conceptual e metodológico, resultados previstos e até 5 palavras-chave.


    Submissão do Resumo
    O resumo deve ser submetido electronicamente, até 31 de Maio de 2014, através da plataforma de submissões do site da DESIGNA (www.designa.ubi.pt), que lhe atribuirá automaticamente um código de identificação, a fim de ser distribuído a dois revisores científicos sob garantia de anonimato.

    Arbitragem
    A comissão de revisores analisará os resumos, num processo de dupla revisão cega, seleccionando aqueles que demonstrem relevância, originalidade e adequação ao tema e propósitos da conferência. Excluirá as propostas que não satisfaçam estes critérios.


    Notificação

    Os autores serão notificados da aceitação até 1 de Julho.


    Submissão do Artigo completo

    A versão integral do texto da comunicação deverá ser enviada à organização até ao dia 30 de Setembro de 2014, segundo as normas constantes neste site. O incumprimento deste prazo implicará a exclusão do artigo da publicação final das actas (proceedings) da conferência.


    Poster
    Às propostas que não forem seleccionadas para integrar os painéis no formato de comunicação oral, mas que ainda assim cumpram os critérios de arbitragem indicados, será dada a possibilidade de integrarem o programa da conferência no formato de poster.

    Idiomas de trabalho
    Português, Inglês e Castelhano

    Notas
    1. A data limite para submissão de propostas de comunicação não será prorrogada.
    2. A publicação em suporte de papel ou electrónico das actas/proceedings não implica o pagamento de qualquer taxa adicional, além da inscrição na conferência.
    3. O envio das comunicações pressupõe a cedência tácita dos direitos de publicação à Universidade da Beira Interior.
    4. A obtenção da autorização de publicação das imagens é da responsabilidade dos autores.

     

     

  • Normas

    1. RESUMO 
    O resumo alargado das propostas de comunicação, até um máximo de 1000 palavras, redigido em português, inglês ou castelhano, deve incluir título, tema e relevância do mesmo, hipótese ou questão que pretendem explorar, quadro conceptual e metodológico, resultados previstos, referências bibliográficas e 5 palavras-chave. O resumo deve ser submetido electronicamente, até 31 de Maio de 2014, através da plataforma de submissões do site da DESIGNA (www.designa.ubi.pt), que lhe atribuirá automaticamente um código de identificação, a fim de ser distribuído a dois revisores científicos, sob garantia de anonimato.

    2. ARTIGO COMPLETO   
    Uma vez aceite o resumo, o artigo completo correspondente à comunicação, a publicar nas actas / proceedings da conferência, deverá ser enviado à organização até 30 de Setembro de 2014, para o e-mail: designa.na.ubi@gmail.com, nos seguintes moldes: 
     
    2.1 TEXTO - Um único ficheiro de texto referenciado com o ID de submissão, em formato .rtf, .doc ou .odt (não se aceita .pdf) com a mínima formatação e o seguinte teor: 
     
    - ID de submissão / nº de registo; 
    - Título do artigo;   - Nome do(s) Autor(es); 
    - Categoria(s); 
    - Instituição; 
    - Contactos; 
    - Identificação do Painel; 
    - Abstract em Inglês (até 1.000 caracteres); 
    - Palavras-chave (máximo 5); 
    - Corpo do artigo/ Full paper (até 2.500 palavras) em qualquer idioma; 
    - Referências bibliográficas abreviadas no corpo do texto (AUTOR ano: página) e completas no final; 
    - Quaisquer notas aparecem no final e integram o cômputo de caracteres; 
    - Legendas das imagens, indicando créditos, no final ou no local da respectiva inserção.

    2.2. IMAGENS - Devem ser enviadas em ficheiros separados (máximo 8) ou pasta autónoma, identificadas com o mesmo prefixo do texto (ID) e numeradas em série, por exemplo: ID57-01, ID57-02, ... 
     
    3. APRESENTAÇÃO ORAL  
    A comunicação oral na conferência (20 e 21 de Novembro) terá a duração máxima de 15 minutos, e poderá ser proferida em português ou inglês. A apresentação gráfica a projectar deve ser redigida em inglês. O material gráfico e audiovisual pode ser enviado previamente (até ao dia 18 de Novembro) ou reproduzido no momento a partir de uma pen-drive.

    4. POSTER  
    Os posters serão exibidos em formato multimédia (6 imagens .jpg) num espaço contíguo (Sala dos Arcos). As apresentações digitais serão temporizadas como diaporama (30 segundos por slide) e separadas por um interlúdio graficamente normalizado. O material a projectar deve ser enviado até ao dia 10 de Novembro para o email: designa.na.ubi@gmail.com

    _
    NOTA - A publicação em papel ou electrónica não implica o pagamento de qualquer taxa adicional, além da taxa de inscrição na conferência. O envio destes elementos pressupõe a cedência tácita dos direitos de publicação à Universidade da Beira Interior, permanecendo a propriedade intelectual, para os devidos efeitos, dos autores. A autorização de publicação das imagens é da responsabilidade dos autores.

     

     

  • Inscrição

    Para formalização da inscrição é necessário enviar o comprovativo de pagamento por email (designa.na.ubi@gmail.com), acompanhado dos seguintes elementos:

    1. Nome completo
    2. Instituição
    3. Profissão-Ocupação
    4. ID Comunicação ou Poster, se aplicável
    5. e-mail de contacto
    6. NIF a constar do recibo
    7. Morada 
    8. Os estudantes devem anexar comprovativo de matrícula

    PAGAMENTO - Transferência bancária a favor de: 
    Universidade da Beira Interior 
    NIB: 0018 0003 2322 0304 0208 9
    IBAN: PT50 0018 0003 2322 0304 0208 9
    SWIFT-CODE: TOTAPTPL

    Valor da inscrição geral: 80 euros
    Estudantes (1º, 2º e 3º ciclos): 40 euros

    Contacto para inscrição
    Catarina Moura (designa.na.ubi@gmail.com)

    AUTORES   
    Os autores de comunicação aceite, a apresentar oralmente ou em poster, têm necessariamente de efectuar o pagamento da taxa de inscrição correspondente, a qual os habilita a, entre outros: (1) Constar do programa oficial; (2) Receber a documentação; (3) Obter certificados de participação; e (4) Publicar o texto nas actas / proceedings da Conferência.

    ISENÇÕES   
    Estão isentos de pagamento da taxa de inscrição os membros da organização, das diversas comissões e os convidados.

    ESTUDANTES
    A conferência é aberta aos alunos da UBI dos 1º, 2º e 3º ciclos, que podem assistir gratuitamente aos trabalhos dos diversos painéis. Os alunos que pretendam aceder à documentação e certificados terão necessariamente de efectuar a inscrição e pagar a correspondente taxa. Não obstante, os alunos que pretendam assistir à conferência sem pagamento de inscrição, têm que efectuar o registo nos dias da conferência.

    O valor da inscrição não inclui almoço nem jantar.

     

     

  • Comissões

    Comissão Científica
    Aidan Rowe . University of Alberta CA 
    Alastair Fuad-Luke . Aalto University Helsinki FI
    Alexandra Cruchinho . Instituto Politécnico de Castelo Branco PT   
    Ana Leonor Madeira Rodrigues . FA Universidade de Lisboa PT   
    Anabela Gradim . FAL Universidade da Beira Interior PT
    Anna Calvera . FBA Universitat de Barcelona ES
    António Delgado . ESAD Instituto Politécnico de Leiria PT
    Cristina Azevedo Tavares . FBA Universidade de Lisboa PT
    Catarina Moura . FAL Universidade da Beira Interior PT 
    Carmen Bellido Márquez . FBA Universidad de Granada ES
    Denis Alves Coelho . FE Universidade da Beira Interior PT
    Elena González Miranda . FBA Universidad del País Vasco ES
    Emílio Távora Vilar . FBA Universidade de Lisboa PT   
    Fátima Caiado . FAL Universidade da Beira Interior PT
    Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT 
    Heitor Alvelos . FBA Universidade do Porto PT
    Helena Barbosa . DCA Universidade de Aveiro PT
    Hélène Saule-Sorbé . FBA Université Bordeaux3 FR 
    Inmaculada Jiménez . FBA Universidad del País Vasco ES
    Jacek Krenz . FE Universidade da Beira Interior / UTGdansk PL
    João Paulo Queiroz . FBA Universidade de Lisboa PT
    João Sousa Cardoso . Universidade Lusófona do Porto PT
    Joaquim M. Paulo Serra . FAL Universidade da Beira Interior PT
    Jorge dos Reis . FBA Universidade de Lisboa PT
    José Bragança de Miranda . Universidade Nova de Lisboa PT 
    Josu Rekalde Izagirre . FBA Universidad Del País Vasco/EHU ES
    Madalena Rocha Pereira . Universidade da Beira Interior PT
    Maria da Graça Guedes . Universidade do Minho PT
    Mário Bismarck . FBA Universidade do Porto PT
    Paulo Freire Almeida . EA Universidade do Minho PT
    Paulo Luís Almeida . FBA Universidade do Porto PT
    Raul Cunca . FBA Universidade de Lisboa PT
    Rita Salvado . FE Universidade da Beira Interior PT
    Rui Miguel . FE Universidade da Beira Interior PT
    Sheila Pontis . UCL University College London UK
    Teresa Franqueira . DCA Universidade de Aveiro PT
    Urbano Sidoncha . FAL Universidade da Beira Interior PT  

    Coordenação Científica
    Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT 


     

     

  • Contactos

    Geral 
    designa.na.ubi@gmail.com

    Comissão Executiva   
    Francisco Paiva . fpaiva@ubi.pt
    Catarina Moura . catarinamoura@gmail.com   

    Secretariado
    Mércia Pires     +351  275242023  / ext. 1201
     
    UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR  
    Faculdade de Artes e Letras  
    Departamento de Comunicação e Artes

    LABCOM - Online Communication Lab 
    Rua Marquês D'Ávila e Bolama  
    6200-001 Covilhã - Portugal (Mapa)



    website / facebook 
    © DESIGNA 2014

     

     

  • Calendário

    31/03  Abertura do Call for Papers

    31/05  Data limite para submissão do resumo

    01/07  Notificação de aceitação

    30/09  Data limite para submissão do artigo completo p/ publicação

    31/10  Limite para inscrição dos autores

    01/11  Divulgação do programa final

    20-21/11  Conferência 



    FINANCIAMENTO / APOIOS



      

     

     

  • Submissão

    Authors:


    Review & Program Committees:


    Program Chair:

     

     

  • DOCUMENTA